Fotos: Antonio Batalha |
A primeira unidade a funcionar no Centro, localizado na Estrada dos Bandeirantes 4.457, Barra da Tijuca, é uma escola do SENAI, que oferecerá 700 vagas para Construção Civil. O objetivo da parceria é levar qualificação profissional gratuita aos moradores da Zona Oeste do Rio, região que concentra os maiores lançamentos imobiliários e receberá grandes obras públicas nos próximos anos, atendendo ainda a demanda da indústria fluminense por profissionais qualificados.
Para Eduardo Eugenio, “esta parceria que inclui uma escola profissional do SENAI, servirá para colocarmos a nossa capacidade de qualificar trabalhadores. Não apenas para as obras públicas em andamento, mas também as grandes obras do setor imobiliário. O SENAI realiza cursos para a área de construção civil em 13 unidades distribuídas em 10 municípios do Estado do Rio, atendendo mais de seis mil alunos”, disse.
O presidente do Seconci-Rio, Luiz Carlos Rio Tinto de Matos, enfatizou o “compromisso e desafio de levar de forma efetiva e significativa o investimento na capacitação profissional da nossa indústria de produção, porque essa é a única maneira que temos para melhorar a qualidade e produtividade do nosso setor”.
Banco de Oportunidades é acessado por mais de mil empresas
Os profissionais formados nos cursos serão cadastrados no Banco de Oportunidades do Seconci-Rio, que é acessado por mais de mil empresas do setor da Construção Civil.
Também serão oferecidas oportunidades para cursos gratuitos de Educação Básica do SESI (Atualização em Língua Portuguesa, Atualização em Matemática, Windows, Word, Excel, PowerPoint, Internet, Inglês, Espanhol e Educação Orçamentária).
As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 17 de agosto, das 9h às 17h, no Centro Profissional da Construção Civil do Rio de Janeiro, na Estrada dos Bandeirantes, 4.457, na Barra da Tijuca. E a partir de segunda-feira, dia 20, pelo telefone (21) 2101-2555.
Podem se inscrever candidatos com mais de 18 anos e que tenham o 5º ano do Ensino Fundamental completo (antiga 4ª série). É preciso apresentar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de escolaridade.
Fonte: firjan.org.br