Programa de Modernização e Expansão da Frota de navios da Petrobras vai receber recursos da ordem de US$ 7,7 bilhões até 2013. Liderado pela Transpetro, subsidiária da estatal petrolífera, o projeto prevê a construção de 49 embarcações.
Dos US$ 174 bilhões referentes ao plano de investimentos da Petrobras até 2013, US$ 7,7 bilhões são destinados a projetos da Transpetro, subsidiária da estatal, ligada à logística. Um deles é o Programa de Modernização e Expansão da Frota de navios (Promef), que vai produzir 49 novas embarcações e gerar 40 mil empregos diretos e outros 160 mil indiretos. Destas vagas, oito mil já estão ocupadas, sendo sete mil em Pernambuco e mil no Rio de Janeiro.
Para o Ceará, o terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), do Porto do Pecém, e a necessidade de novos fornecedores para a expansão da frota marítima da Petrobras são oportunidades de negócio que despontam.
Semana que vem teremos um encontro com empresários cearenses para apresentar nossos projetos e estimular o fornecimento de peças e material, que precisam ter um índice de nacionalidade de 65%, antecipou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, referindo-se a sua participação em seminário a ser realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO, no próximo dia 23.
Dividida em duas fases, o Promef vai demandar a construção de quatro novos estaleiros, sendo dois de produção e mais dois de reparos. No primeiro momento vamos entregar 26 embarcações, na segunda etapa serão mais 23, disse Machado.
Nordeste
Quanto ao terminal de GNL, no Pecém, o presidente da Transpetro afirmou que está tudo pronto para a produção. Os testes foram feitos e está tudo certo para entrar em operação. Já temos autonomia nesta área e a matriz energética brasileira será modificada, disse.
Os investimentos no Nordeste são fortes em Pernambuco, onde são aportados US$ 610 milhões na construção de navios e no acabamento do estaleiro Atlântico Sul, localizado no Porto de Suape, no Recife.
O local recebe 15 embarcações, o que hoje representa a maior carteira de barcos da Transpetro. Os recursos são provenientes do Fundo de Marinha Mercante e operados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Presente à Assembléia Legislativa do Ceará, ontem, Sérgio Machado foi um dos homenageados com a placa Os melhores da política - administração 2008, ao lado de personalidades como os presidentes do BNB, Roberto Smith, e da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macêdo.
Confiante, Machado aposta em um futuro promissor para a indústria naval brasileira. Na crise o dinheiro não some, ele muda de bolso. Este é o século do Brasil e nenhum país cresce sem uma indústria naval forte, afirmou. (Fonte: O Povo/CE/Carlos Henrique Coelho)
Obra em porto da Aracruz começa em 2010 A Aracruz deverá começar as obras físicas para a construção do terminal portuário em São José do Norte no final de 2010. O gerente de desenvolvimento da companhia, Otemar Alencar, informa que, depois de iniciada a obra, o tempo estimado para concretizar o complexo é de seis a oito meses.
O cronograma de implantação do terminal sofreu alterações devido à postergação da expansão da unidade de celulose da Aracruz localizada em Guaíba. A expectativa inicial era de que o terminal de São José do Norte escoasse celulose normalmente a partir de julho do próximo ano. O material chegaria por barcaças, proveniente da planta de Guaíba.
Mesmo com a dilatação dos prazos, Alencar destaca que a empresa não está estagnada e desenvolve o projeto básico da estrutura portuária. Esse projeto precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e Corpo de Bombeiros. Além disso, é necessário obter o licenciamento ambiental com o Ibama e com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Uma das decisões que foi tomada recentemente pela empresa foi a de não retirar o navio afundado que se encontra próximo à área em que será instalado o terminal. Alencar explica que a medida se deve ao elevado custo para realizar a ação e a possibilidade de o navio conter óleo no seu interior, que poderia vazar em uma eventual operação. Por isso, a futura localização do terminal foi alterada em relação à prevista no projeto original.
O investimento no terminal de São José do Norte será de cerca de R$ 120 milhões. Ao mesmo tempo em que desenvolverá este empreendimento, a Aracruz deverá instalar um terminal em Rio Pardo, que absorverá mais R$ 30 milhões. O prefeito de São José do Norte, José Vicente de Farias Ferrari, relata que não houve receio quanto à implantação dos projetos. É só uma questão de tempo, diz Ferrari.
Ele enfatiza que durante a instalação do terminal de São José do Norte a perspectiva é da geração de cerca de 800 empregos diretos e de 4 mil indiretos. Ferrari prevê que, além da mão-de-obra local, pessoas de fora do município ocuparão essas vagas. Por isso, uma das preocupações da prefeitura é aprimorar a infraestrutura da cidade para receber esses trabalhadores. (Fonte: Jornal do Commercio/RS) |
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