quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Candidatos criticam o processo de seleção de muitas empresas estrangeiras, candidatos reprovados acreditam que empresa está em busca de um perfil que não existe no mercado brasileiro.

  Já vi em muitas empresas que trabalhei, isso acontecer, existe um excesso de exigências absurdas para a vaga, como eu costumo acompanhar os processos seletivos de onde eu trabalho, vejo que a pessoa que foi contratada, não usa dez por cento do que foi exigido:
   
  Um dos exemplos, é a novela da abertura da Apple Store brasileira, apesar de ter uma estrutura pronta para entrar em operação, a loja ainda precisa resolver um pequeno problema: 

  Até o momento, a Apple não conseguiu preencher as vagas disponíveis.

  O problema aqui, de acordo com o Olhar Digital, não é a qualificação profissional dos candidatos, mas de nossa própria cultura.

   “O Brasil tem um problema muito sério de atendimento, é raríssimo encontrar uma empresa que tenha bom atendimento por aqui” explica Mayra Fragiacomo, consultora de carreira da Job Transition.

  Mas qual seria a maior falha no caráter dos brasileiros para fazer com que a Apple recuse todos os candidatos até o momento? 

  É aí que a situação complica: 

  A empresa não dá qualquer informação sobre onde os candidatos falharam, se resumindo a dizer que eles não foram aceitos. 

  Assim, ninguém sabe exatamente onde melhorar para tentar novamente.

  Isso também se deve, em parte, ao método pouco comum para o público brasileiro que a Apple utiliza em seus testes. 

  O processo consiste em um bate-papo entre dez candidatos, que têm uma conversa descontraída enquanto recebem perguntas incomuns como “o que você faria para não ser contratado?”. 

  Agora, junte esses dois fatores e o resultado é que cada vez menos pessoas têm coragem de tentar uma primeira vez – quem dirá então uma segunda.

  Muitas pessoas também criticam não apenas as qualificações exageradamente altas da empresa. 

  Alguns, como o operador de sistemas Gledson Luis Torres da Silva, apontam o próprio perfil que a Apple procura como o verdadeiro problema:

  - “É muito ruim ser avaliado por algo que não é a sua competência, em si, e sim um perfil que a maioria dos brasileiros não têm”, explicou.


Fonte: Olhar Digital

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